Conheça a região do “Deixado”, patrimônio histórico que recebeu os primeiros moradores de Aragarças

Cemitério do Deixado com mais de 120 anos foi tombado por lei em Aragarças

Conheça a região do “Deixado”, patrimônio histórico que recebeu os primeiros moradores de Aragarças

Cemitério do Deixado com mais de 120 anos foi tombado por lei em Aragarças

PUBLICIDADE

IMG-20241016-WA0066

Claudio Vieira – Claudemiro Luz – Seli Rosa

Localizado às margens do rio Araguaia, a 20 km da cidade de Aragarças, Goiás, o antigo Cemitério do Deixado, com mais de 120 anos de existência, foi oficialmente tombado como patrimônio histórico por meio da lei municipal n° 2.016 de junho de 2023 de autoria do vereador José Carlos Leão.

O tombamento reflete o reconhecimento da importância cultural, histórica e simbólica do local, que faz parte da memória coletiva da comunidade Aragarcense.

Esse ato de preservação garante que o antigo cemitério será protegido contra intervenções que possam comprometer sua integridade ou valor histórico, assegurando sua conservação para as futuras gerações.

O antigo Cemitério do Deixado é, agora, um marco que preserva a história local e homenageia as tradições e histórias das pessoas que ali foram sepultadas.

A finalidade do tombamento do Cemitério do Deixado foi pela conservação da integridade do bem acerca do qual houve um destacado interesse público pela proteção em razão de sua característica histórico-cultural, enfatizou Claudemiro Luz.

História:

Conforme registros históricos, a ocupação do Deixado iniciou-se em 1872, quando alguns garimpeiros do municio de Araguaiana, estado do Mato Grosso (IBGE) subiam o rio Araguaia em busca de locais favoráveis ao garimpo de diamantes encontrou a região, acima do encontro dos rios Garças e Araguaia.

No entanto esses garimpeiros não se assentaram, o que viria acontecer em grande número somente em 1912 quando o primeiro grupo de retirantes, composto majoritariamente de mulheres, chega a região. Fugindo das grandes secas, esses retirantes acabam vindo em grande número para região até 1929. Em sua maioria estavam próximo ao rio São Francisco, e majoritariamente pertenciam aos povoados/municípios de Santana dos Brejos, Rio das Éguas (hoje Correntina), Riachão, São Gonçalo (hoje Serra Dourada) e Bom Jesus da Lapa. Muitos destes locais, antigas fazendas de senhores de engenho ainda não foram localizadas. Segundo Dona Sinhá, a viagem não tinha um destino definido, era precária e muitos
morriam.

Durante a década de vinte a região do Deixado começa a receber um grande número de pessoas em busca de grandes diamantes e de uma melhor qualidade de vida, inclusive a família de Dona Sinhá que chega a região neste período. Em 1923, a riqueza e infraestrutura do povoado começa a se mudar com a construção de novos espaços de sociabilidade: praça central, Igreja, salão de festas, cemitério, no mínimo três bordéis, campo de futebol, pensão, casas de alvenaria para os mais abastados, barracos de pau a pique e barracos simples de palha de buriti, moradia da maioria da população. Na década de trinta a população aumenta, assim como o comércio e os serviços, seguindo o garimpo como a principal economia do Deixado.

Já em seu auge, na década de quarenta a região já possui uma pista de pouso para pequenos aviões um time de futebol, escola, hotéis, açougue, padaria. Segundo Francisco Brasileiro, autor da única monografia acadêmica realizada sobre a localidade, “curioso, porém, é de notar que nos garimpos do Alto Araguaia, há uma adiantada corutela ( povoação) situada as margens do grande rio com o nome de Deixado” ( Brasileiro, 1951, 252).

Após a fundação da cidade de Aragarças, muitos dos moradores desta região vão morar na recém-inaugurada cidade.

PUBLICIDADE

Short Feminino Social Com CINTO e BOLSOS Cintura Alta PROMOÇÃO P ao GG
Calça Pantalona Feminina Cintura Alta Com Bolso Tecido Duna
Short Feminino Alfaiataria Social com Cinto Cintura Alta PROMOÇÃO
Promoção
Promoção
Promoção
Promoção

nosso araguaia

Fique sempre bem informado!

Fique por dentro de tudo!

Inscreva-se e receba nossas notícias sempre atualizadas

Desenvolvido por
Rolar para cima