Redação
O deputado federal Abílio Brunini (PL) foi eleito prefeito de Cuiabá neste domingo, 27 de outubro. O candidato bolsonarista já tinha vencido o primeiro turno com grande margem sobre seus adversários, conquistando mais de 30 mil votos de vantagem sobre o segundo colocado. Agora, repetiu o feito, vencendo Lúdio Cabral (PT) no segundo turno.
Abílio abandonou seu tom mais radical e mostrou aos eleitores sua versão paizão, mais sorridente, demonstrando que não estava na disputa para brigar.
Bolsonarista raiz, Abílio trouxe para a campanha municipal o discurso conservador e as pautas de costumes, incluindo religião e aborto, para surfar na onda da polarização entre lulistas e bolsonaristas. Com forte apoio entre o eleitorado religioso, Abílio chegou a dizer que cristão de verdade não votaria no seu adversário, para defender aquele seu ‘território ideológico’.
Abílio Brunini (PL)
Abílio Brunini, 40 anos, nasceu em Cuiabá. É graduado em Arquitetura e Urbanismo e atuou como arquiteto e designer antes de ingressar na vida política. Em 2016, se lançou a vereador na capital e conquistou a vaga pelo PSC. Disputou a Prefeitura de Cuiabá em 2020, quando terminou o primeiro turno em primeiro lugar, mas acabou sofrendo uma virada do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) na reta final do segundo turno.
Abílio voltou à cena política em 2022 e foi o segundo mais votado do estado para deputado federal, com 87 mil votos, atrás apenas de Fábio Garcia (União).