UFMT aprova mestrado em educação no Araguaia

Previsão é de que inscrições aconteçam no segundo semestre de 2025

UFMT aprova mestrado em educação no Araguaia

Previsão é de que inscrições aconteçam no segundo semestre de 2025

PUBLICIDADE

IMG-20241104-WA0470

O Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou a criação do Programa de Pós-Graduação em Educação: Práticas e Políticas Culturais (PPEPPC).

O mestrado acadêmico será ofertado pelo Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) do Câmpus do Araguaia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

O processo seletivo ocorrerá após a autorização oficial da CAPES para, o início das atividades deve ocorrer no segundo semestre de 2025.

Com o objetivo de capacitar e qualificar profissionais da área da educação que atuam na rede pública ou privada da região do Araguaia, propiciando formação abrangente e capacidade crítica; formar profissionais qualificados capazes de utilizar o método científico e a pesquisa para agregar valor a suas atividades; desenvolver pesquisa aplicada, visando ao desenvolvimento de ações pedagógicas; e formar profissionais capazes de desenvolver, pelo uso de pesquisa rigorosa e atualizada, políticas que permitam a otimização da aplicação de recursos na área de educação em prol do desenvolvimento científico e social na educação, o programa se constitui em um olhar para a diversidade cultural regional, que se caracteriza pela constante interação entre o local, o regional e o global, através de fluxos migratórios e culturais intensos.

Para atender às demandas formativas de profissionais da Educação Básica, do Ensino Superior, bem como de profissionais de outras áreas, o programa contará com duas linhas de pesquisa: Educação, Sociedade e Cultura e Teorias da Educação, Práticas e Políticas Educacionais.Uma das finalidades do Programa é propor e desenvolver projetos que visem minimizar as situações de desigualdades educacionais, de modo a atender às expectativas de muitos profissionais que atuam em diferentes níveis, etapas e modalidades e buscam aprimorar sua qualificação profissional, como oportunidade de ampliar suas condições intelectuais e obter melhores condições de vida.

Assim, considerando que a educação é uma área estratégica nas políticas educacionais dos Municípios, Estados e País e que o contexto de carência e de dificuldades de condições descritas anteriormente, exige a necessidade de investir na formação continuada dos profissionais no sentido de que sejam capazes de lidar com a diversidade cultural e a inclusão social.

Diante disso, o Programa deve contribuir para que os discentes compreendam a complexidade do fenômeno e das práticas educativas em diferentes âmbitos e especificidades, na medida em que cria oportunidades de produção de conhecimentos na área e na busca de alternativas que possam intervir nas questões relacionadas não apenas ao ensino formal (escolar), mas também às iniciativas informais de formação humana.

Fonte: Professor Kiko

PUBLICIDADE

Short Feminino Social Com CINTO e BOLSOS Cintura Alta PROMOÇÃO P ao GG
Calça Pantalona Feminina Cintura Alta Com Bolso Tecido Duna
Short Feminino Alfaiataria Social com Cinto Cintura Alta PROMOÇÃO
Promoção
Promoção
Promoção
Promoção

nosso araguaia

Fique sempre bem informado!

Fique por dentro de tudo!

Inscreva-se e receba nossas notícias sempre atualizadas

Desenvolvido por
Rolar para cima