O Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou a criação do Programa de Pós-Graduação em Educação: Práticas e Políticas Culturais (PPEPPC).
O mestrado acadêmico será ofertado pelo Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) do Câmpus do Araguaia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
O processo seletivo ocorrerá após a autorização oficial da CAPES para, o início das atividades deve ocorrer no segundo semestre de 2025.
Com o objetivo de capacitar e qualificar profissionais da área da educação que atuam na rede pública ou privada da região do Araguaia, propiciando formação abrangente e capacidade crítica; formar profissionais qualificados capazes de utilizar o método científico e a pesquisa para agregar valor a suas atividades; desenvolver pesquisa aplicada, visando ao desenvolvimento de ações pedagógicas; e formar profissionais capazes de desenvolver, pelo uso de pesquisa rigorosa e atualizada, políticas que permitam a otimização da aplicação de recursos na área de educação em prol do desenvolvimento científico e social na educação, o programa se constitui em um olhar para a diversidade cultural regional, que se caracteriza pela constante interação entre o local, o regional e o global, através de fluxos migratórios e culturais intensos.
Para atender às demandas formativas de profissionais da Educação Básica, do Ensino Superior, bem como de profissionais de outras áreas, o programa contará com duas linhas de pesquisa: Educação, Sociedade e Cultura e Teorias da Educação, Práticas e Políticas Educacionais.Uma das finalidades do Programa é propor e desenvolver projetos que visem minimizar as situações de desigualdades educacionais, de modo a atender às expectativas de muitos profissionais que atuam em diferentes níveis, etapas e modalidades e buscam aprimorar sua qualificação profissional, como oportunidade de ampliar suas condições intelectuais e obter melhores condições de vida.
Assim, considerando que a educação é uma área estratégica nas políticas educacionais dos Municípios, Estados e País e que o contexto de carência e de dificuldades de condições descritas anteriormente, exige a necessidade de investir na formação continuada dos profissionais no sentido de que sejam capazes de lidar com a diversidade cultural e a inclusão social.
Diante disso, o Programa deve contribuir para que os discentes compreendam a complexidade do fenômeno e das práticas educativas em diferentes âmbitos e especificidades, na medida em que cria oportunidades de produção de conhecimentos na área e na busca de alternativas que possam intervir nas questões relacionadas não apenas ao ensino formal (escolar), mas também às iniciativas informais de formação humana.
Fonte: Professor Kiko