No coração do Distrito de Vale dos Sonhos, a 6 km da entrada da Fazenda Bonita, nasce uma iniciativa que promete transformar a realidade dos pequenos produtores rurais do Vale dos Sonhos, distrito de Barra do Garças.
Denominada como Associação de Produtores da Agricultura Familiar da Comunidade Beija Flor Mineiro. Fundada recentemente, em 16 de novembro de 2024, a associação inicia suas atividades com 21 produtores, sob a liderança da presidente eleita Sra. Marinez Pereira de Abreu.
A comunidade possui uma forte tradição na produção de leite, derivados e hortifrutigranjeiros, e agora busca ampliar suas oportunidades por meio do associativismo.
A criação da associação representa um passo significativo para os produtores do Vale dos Sonhos, que agora poderão acessar uma série de benefícios e recursos oferecidos por programas municipais e estaduais voltados à agricultura familiar.
A exemplo temos a Secretaria municipal de indústria e Comércio/ Desenvolvimento Rural/ Pesca e Aquicultura, capitaneada pelo Secretário José Bispo dos Santos, a qual oferece uma gama de serviços públicos às associações localizadas em Barra do Garças, por meio do Conselho Municipal de Agricultura Familiar.
E não para por ai! Além disso, a formação de associações facilita o acesso a linhas de crédito rural com condições favoráveis, por meio de programas como o PRONAF, e a participação em iniciativas governamentais como o PNAE, PCI, Feiras da Agricultura Familiar, Mercado Municipal, Entreposto e o PAA, garantindo um mercado para os produtos locais, no qual o pequeno possa escoar sua produção garantindo a sua dignidade.
A associação também abrirá portas para assistência técnica e capacitação. Quando assistidos pela EMPAER e Secretarias Municipal e Estadual. Os quais podem ofertar ações afirmativas fundamentais para melhorar a produtividade e a gestão das propriedades, como: Cursos e treinamentos, capacitando os membros em técnicas agrícolas e administrativas.
Indo mais além, as associações congregam forças suficientes para buscar a segurança jurídica necessária para as propriedades rurais como a regularização fundiária, e os benefícios fiscais, como isenções que reduzem custos operacionais, entre outros atrativos significativos.
Como boa nova digo! A associação nasce com um Futuro Promissor para a Comunidade Beija Flor Mineiro. Pois, em minha reflexão, a Associação de Produtores da Agricultura Familiar da Comunidade Beija Flor Mineiro surge como um farol de esperança e progresso para os pequenos produtores do Vale dos Sonhos. Que sob a presidência de Marinez Pereira de Abreu e com o apoio do presidente de honra, Valdivino Célio de Oliveira Dias (Nenzão), está bem posicionada para aproveitar os recursos e programas disponíveis, garantindo um futuro mais sustentável e próspero para aquela comunidade.
O fortalecimento dos agricultores por meio do associativismo não apenas melhora as condições econômicas dos produtores, mas também solidifica o senso de solidariedade e cooperação entre os membros, contribuindo para o desenvolvimento social e sustentável das comunidades rurais.
Por fim, leitor, contra dados não há argumento! Você sabia que a agricultura familiar é responsável por cerca de 70% dos alimentos, consumidos no Brasil, incluindo itens essenciais como arroz, feijão, frutas e hortaliças. Que 3,9 milhões de propriedades de agricultura familiar no Brasil, representando 77% de todos os estabelecimentos agrícolas. Que o setor gera mais de 10,1 milhões de postos de trabalho, e que a agricultura familiar responde por 23% do valor bruto da produção agropecuária do Brasil?
É neste cenário que fica a minha torcida para que essa união de esforços receba todo o apoio das entidades públicas, abrindo para os pequenos produtores do Vale dos Sonhos uma oportunidade única de transformar sua realidade e assegurar prosperidade e dignidade para aqueles corajosos agricultores.
Membros da Diretoria:
Presidente de Honra: Valdivino Célio de Oliveira Días (Nenzão).
Presdiente Marines Pereira de Abreu,
Secretário Anilta gomes,
1º Secrertário Pedro Barbosa de Souza,
Tesoureiro: Geracina Neta da Silva,
Vice tesoureiro: José Ferreira de Souza,
Conselho fiscal Valtemon Brito de Souza,
Tereza da Silva Souza,
Antônio Joaquim Pires dos Santos,
Divaldo Barbosa de Souza,
Nivaldo Barbosa de Souza,
José Antônio de Oliveira.
Marcelo Galvão Marques é jornalista especializado em política, economia e sociedade. Apaixonado por contar histórias que inspiram e informam, tem se dedicado a explorar temas que impactam diretamente a vida das pessoas, sempre com um olhar atento para a ética e a responsabilidade social. Além de seu trabalho é escritor e advogado no Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso – INDEA/MT em Barra do Garças.