Deputados aprovam criação de Secretaria de Justiça em Mato Grosso

Projeto agora será encaminhado para sanção do governador. A criação da nova secretaria faz parte das medidas anunciadas no programa 'Tolerância Zero ao Crime Organizado'.

Deputados aprovam criação de Secretaria de Justiça em Mato Grosso

Projeto agora será encaminhado para sanção do governador. A criação da nova secretaria faz parte das medidas anunciadas no programa 'Tolerância Zero ao Crime Organizado'.

PUBLICIDADE

justica_nt

g1

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou, nesta quarta-feira (27), a lei que cria a Secretaria Estadual de Justiça (Sejus-MT). O projeto será encaminhado para sanção do governador do estado, Mauro Mendes (União Brasil).

A criação da nova secretaria foi anunciada nesta semana, como um desmembramento da atual Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT). Essas medidas fazem parte do programa ‘Tolerância Zero ao Crime Organizado‘.

Ainda nesta quarta, o governador anunciou o delegado Vitor Hugo Bruzulato Teixeira como secretário-adjunto de Administração Penitenciária da Sesp, até a Sejus ser criada e ele assumir o comando da pasta.

Vitor Hugo ingressou na Polícia Civil de Mato Grosso em 2007 e tem experiência em delegacias da capital e do interior, além da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO).

De acordo com Mendes, a Sejus ficará responsável por administrar os Sistemas Penitenciário e Socioeducativo e a política estadual sobre drogas. Já a Sesp focará no combate ao crime organizado.

Novas delegacias

Para descentralizar o combate ao crime organizado, o governo anunciou a criação de quatro delegacias especializadas no enfrentamento às facções, que serão instaladas nos municípios de Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Cáceres e Sinop.

Segundo o deputado federal Fábio Garcia (União Brasil), após a aprovação do projeto, cerca de 300 novos servidores serão convocados por meio de concursos públicos para integrarem as novas delegacias.

Além disso, Mendes anunciou o coronel Cláudio Fernando Carneiro Tinoco como o novo comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT). Ele deve assumir o cargo na próxima sexta-feira (29).

Programa ‘Tolerância Zero’

Na segunda-feira (25), o governador anunciou uma série de medidas para intensificar o combate às facções criminosas no estado, entre elas estão a criação da Secretaria de Justiça (Sejus-MT), quatro delegacias e a convocação de mais de 300 servidores para atuar na Segurança.

Durante o evento, uma das principais iniciativas debatidas foi a criação da Secretaria de Justiça. O projeto deve ser encaminhado para aprovação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

A nova pasta, que terá papel estratégico no combate ao crime organizado, deve ser comandada pelo delegado Vitor Hugo, segundo o comunicado do governador.

PUBLICIDADE

Short Feminino Social Com CINTO e BOLSOS Cintura Alta PROMOÇÃO P ao GG
Calça Pantalona Feminina Cintura Alta Com Bolso Tecido Duna
Short Feminino Alfaiataria Social com Cinto Cintura Alta PROMOÇÃO
Promoção
Promoção
Promoção
Promoção

nosso araguaia

Fique sempre bem informado!

Fique por dentro de tudo!

Inscreva-se e receba nossas notícias sempre atualizadas

Desenvolvido por
Rolar para cima