Ricardo Rogers
Nos últimos anos, Aragarças tem sido palco de uma série de retrocessos, onde problemas sociais, negligência com saúde pública e desvalorização histórica e cultural têm sido marcantes.
A cidade, que já teve um passado glorioso, com a construção de grande ideal histórico pelo ex-presidente Getúlio Vargas, palco da Fundação Brasil Central e da Marcha Para o Oeste, parece ter perdido o rumo, o que tem gerado inquietação entre a população.
A Praia Quarto Crescente, que já foi ponto de lazer e turismo importante para a milhares de visitantes, sofre com um processo de degradação ambiental sem precedentes. Sem os devidos estudos e práticas socioambientais, a praia perdeu mais de 50% de sua área nos últimos dez anos, afetando diretamente o ecossistema local e o turismo. É notório ao perceber que o atual prefeito prefere valorizar o turismo da cidade de Caldas Novas do que da própria cidade em suas excursões.
Na saúde pública, o cenário também não é animador. Casos trágicos, como gestante perdendo a vida em hospital, têm escancarado a falta de estrutura e recursos essenciais para garantir a saúde e o bem-estar da população.
A história da fundação de Aragarças, que remonta a momentos importantes da história do Brasil, foi negligenciada. Não há um museu ou monumento que rememore essa fase gloriosa, e as novas gerações de Aragarcenses mal conhecem os feitos que colocaram a cidade no mapa histórico e da sua importância.
Renovação política e a esperança de dias melhores
Com a mudança de grande parte dos vereadores, a cidade vislumbra a possibilidade de um novo ciclo, longe das práticas políticas que marcaram o passado recente. A chamada “bancada do amém“, que por anos serviu apenas aos interesses pessoais e políticos de poucos, pode finalmente dar lugar a uma nova geração de vereadores comprometidos com a moralização e o progresso da cidade.
A missão dos novos parlamentares será árdua. Haverá, sem dúvida, uma grande responsabilidade em mãos: a reconstrução da confiança da população nas instituições e a implementação de políticas públicas eficazes que atendam às reais necessidades da população de Aragarças.
O desejo é que, finalmente, a cidade encontre o caminho da renovação, com políticas que garantam um futuro melhor para as próximas gerações. A esperança de dias melhores está viva, e, para isso, a moralização da política local será o primeiro passo essencial.É o que todos esperam.
Dias melhores para Aragarças.