Um ano atípico e marcante. É o que mostram as previsões da Astrologia para 2025. Afinal faz muito tempo que vivemos um ano com tantos planetas mudando de signo praticamente ao mesmo tempo. Veja só:
Plutão em Aquário, depois de ficado quase 16 anos em Capricórnio;
Urano entra em Gêmeos pela primeira vez, após de 7 anos em Touro;
Netuno entra em Áries pela primeira vez, depois de 14 anos em Peixes;
Saturno entra em Áries pela primeira vez, após 2 anos em Peixes;
Júpiter passa a transitar por Câncer, depois de 1 ano em Gêmeos.
Essas mudanças todas sinalizam o início de uma nova era de transformação profunda e coletiva, que e, por isso, vamos começar a sentir os sintomas de transição que virão juntos entre 2025 e 2026, como términos, reestruturações e novos começos.
Saturno e Netuno em Áries
2025 e 2026 são anos que precisam ser entendidos juntos, porque muito do que começa neste ano vai se consolidar e fortalecer no próximo. Saturno e Netuno entram simultaneamente em Áries, onde farão uma poderosa conjunção no grau zero de Áries.
Na Astrologia, o grau zero de Áries é marcante e importante, porque relacionado a finais e inícios. Essa conjunção de Saturno-Netuno indica que estruturas terminam para se começar outras.
O tom saturniano
Entre 25/05 e 01/09, Saturno ingressa em Áries. Essa movimentação muda o tom dos governos porque a postura dos líderes pode ficar mais direta e decisiva.
Saturno em Áries tem energia assertiva, energética e realizadora, mas se for mal utilizada, pode resultar em decisões impulsivas e foco em interesses pessoais, gerando tensões entre governantes e a coletividade.
O tom netuniano
Depois de 14 anos em Peixes, Netuno passa por Áries entre 30/03 e 22/10. Todos os ideais típicos de Netuno em Peixes vão passar, a partir de 2025, por uma lenta e inevitável decadência, com a emergência de novos valores, associados a Netuno em Áries.
A história da conjunção entre Saturno e Netuno no mundo
Três exemplos recentes da conjunção Saturno-Netuno nos dão uma ideia do que podemos vivenciar em 2025-2026:
Em 1989, tivemos a última conjunção entre Saturno e Netuno (que foi no signo de Capricórnio), quando houve a queda do Muro de Berlim e, com isso, a reunificação da Alemanha. Essa conjunção marcou:
o fim da “cortina de ferro”, com o esfacelamento e até divisão dentro de nações;
a reestruturação global, quando fronteiras simbólicas e físicas foram desfeitas, permitindo que novas ideologias e alianças florescesse;
a perplexidade do mundo com o fim de uma era;
O Brasil, na época, experimentava o auge da voracidade inflacionária, o que ocasionou um esgotamento deste tipo de modelo econômico, resultando em uma medida extrema, que foi o confisco das poupanças.
Em 1953, a conjunção Saturno-Netuno ocorreu em Libra, que teve alguns acontecimentos marcantes, como, por exemplo, a fundação da Petrobrás e a coroação da rainha Elizabeth II.
No inicio daquela década, o mundo se dividiu entre comunismo e capitalismo, que foi exatamente o modelo que se dissolveu na conjunção de 1989.
E, por fim, em 1917, a conjunção Saturno-Netuno esteve envolvida com a Revolução Russa.
Portanto, podemos, sim, esperar algo importante no tabuleiro internacional entre 2025 e 2026, com importante impacto da divisão do mundo.
Sonhos morrem e sonhos nascem na conjunção Saturno-Netuno. A conjunção que viveremos em 2025 e 2026 promete, portanto, transformar estruturas rígidas e nos desafiar a reinventar limites e novas possibilidades para o coletivo.
⚠ Atenção com Saturno-Netuno em Áries
A conjunção de Saturno com Netuno é o aspecto mais marcante de 2025 e tende a acabar com o mundo como conhecemos. Eis algumas possibilidades.
O Mundo em 2025/2026
Sempre há a preocupação com guerras e conflitos. Nas previsões da Astrologia para 2025, isso não desaparece, porque Netuno em Áries tem um lado bastante bélico.
Nas últimas passagens de Netuno por Áries, ocorreram a Guerra Civil Americana (1861-1865) e a Guerra de Sucessão Espanhola (1702-1714).
Para 2025, a dinâmica pode ser ainda mais complexa. Por um lado, alguns países podem demonstrar menor disposição e energia para se envolver em conflitos diretos, porque o desejo de preservar recursos é típico da conjunção Saturno-Netuno.
Mas período do Eclipse Solar em Virgem, em 21/09, tem risco aumentado para confrontos e tensões fortes.