O crime organizado está presente em três de cada dez cidades da Amazônia Legal. Ao menos 260 municípios da região convivem com a ação de, pelo menos, uma facção criminosa. Entre as mais influentes estão o Comando Vermelho, oriundo do Rio de Janeiro, que controla 129 cidades, e o PCC (Primeiro Comando da Capital), originário de São Paulo, que domina 28 municípios.
As informações são da terceira edição das Cartografias da Violência na Amazônia, publicada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública em parceria com o Instituto Mãe Crioula. Os pesquisadores destacam que o domínio na área é estratégico, pois a região facilita a logística para o tráfico internacional de drogas, especialmente com países que fazem fronteira com o Brasil, como Bolívia, Colômbia e Peru.
O documento também revela uma realidade trágica: a disputa das facções pelos territórios da Amazônia Legal transformou cidades anteriormente pacíficas em alguns dos locais mais violentos do país. Os estados que compõem a Amazônia Legal são Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão.
Fonte: Tv Brasil