Após o governador Mauro Mendes (União) rebater as críticas dos deputados estaduais Janaina Riva (MDB) e Gilberto Cattani (PL), a parlamentar respondeu que não é mentirosa. Nesta quarta-feira, 18, ela afirmou que o governador colocou os dois como os vilões da história. A lei em discussão é sobre a moratória da soja, que foi sancionado com vetos e modificações.
“Os vilões agora somos nós dois que conduzimos a votação, que auxiliamos na votação, os deputados que ajudaram no texto do substitutivo, nós que somos os vilões? Os vilões não são mais a Abiove [Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais] e esse pacto comercial?”, questiona Janaina.
Os deputados criticaram os vetos do governador e a modificação do 4º artigo na lei, que segundo Mendes será corrigido no regulamento com as entidades do setor. Mendes alegou que os vetos não iriam destruir a lei que proíbe os incentivos fiscais
“Cattani é autor da lei, ele me chamou para ser parceiro lá atrás e nem eu e nem ele acreditávamos que essa lei iria passar. […]Eu li o que estava escrito no veto, se a lei não está errada, ela não deveria ser consertada por regulamento”, disse em vídeo.
Janaina ainda comenta que se fosse aprovar com vetos e modificações era melhor nem ter projeto de lei.
A deputada ainda aponta que a regulamentação do artigo 4º dá poderes para a Abiove decidir como acabar com a moratória.
“Tanto eu, quanto o deputado Cattani ficamos sem entender o vídeo do governador Mauro Mendes ontem, dando amplos poderes para Abiove para ‘decidir de boca’, acabar com a moratória”, disse.
Fonte: Estadão MT