STJ mantém medidas cautelares contra filho do governador Mauro Mendes de MT

A decisão mantém as medidas cautelares impostas contra Taveira Mendes, como restrições de viagem. Jovem está na Colômbia conforme publicação da mãe.

STJ mantém medidas cautelares contra filho do governador Mauro Mendes de MT

A decisão mantém as medidas cautelares impostas contra Taveira Mendes, como restrições de viagem. Jovem está na Colômbia conforme publicação da mãe.

PUBLICIDADE

IMG-20241230-WA0118

O Superior Tribunal de Justiça (STJ), em decisão proferida, em 28 de novembro de 2024, pelo ministro Rogério Schietti Cruz, negou o recurso de habeas corpus apresentado pelo empresário, Luís Antônio Taveira Mendes, filho do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes. O empresário é investigado por suposta participação em atividades ilegais relacionadas ao comércio de mercúrio de origem ilícita, no âmbito da Operação Hermes.

A decisão mantém as medidas cautelares impostas contra Taveira Mendes, como restrições de viagem e proibição de contato com outros investigados, além de permitir a continuidade da ação penal.

Luís Antônio Taveira Mendes é apontado pelas autoridades como um dos principais compradores de mercúrio utilizado de forma ilegal na extração de ouro. As investigações indicam que empresas ligadas ao empresário, como Mineração Aricá Ltda. e Kin Mineração, teriam utilizado notas fiscais adulteradas para dar aparência de legalidade ao mercúrio adquirido. A Polícia Federal afirma que o esquema resultou na movimentação de mais de 7 toneladas do metal.

Na decisão, o ministro ressaltou que as empresas ligadas ao investigado teriam utilizado notas fiscais falsas e movimentado mercúrio ilegal em grande escala, o que indica a existência de indícios suficientes para justificar o prosseguimento das apurações.

Fonte: Rojane Marta & Edina Araújo/VGN

Com a decisão e a manutenção das medidas cautelares, o empresário Luís Antônio Taveira Mendes estaria impedido de deixar o país. Contudo, ele está em viagem com a família em Cartagena de Índias, na Colômbia, conforme publicação abaixo na instagram da primeria-dama, Virginia Mendes. A reportagem do portal #vgn entrou em contato com Rodrigo de Bittencourt Mudrovitsch, um dos advogados que o representa, para verificar se houve algum pedido em outra instância que tenha autorizado a viagem. No entanto, até o fechamento desta matéria, não houve resposta. O espaço permanece aberto para manifestação a qualquer tempo.

PUBLICIDADE

Short Feminino Social Com CINTO e BOLSOS Cintura Alta PROMOÇÃO P ao GG
Calça Pantalona Feminina Cintura Alta Com Bolso Tecido Duna
Short Feminino Alfaiataria Social com Cinto Cintura Alta PROMOÇÃO
Promoção
Promoção
Promoção
Promoção

nosso araguaia

Fique sempre bem informado!

Fique por dentro de tudo!

Inscreva-se e receba nossas notícias sempre atualizadas

Desenvolvido por
Rolar para cima