Redação:
Na 2ª Sessão Extraordinária da 20ª Legislatura da Câmara Municipal de Barra do Garças, realizada nesta quinta-feira (23), foi aprovado o Projeto de Lei 001/2025, que estabelece o reajuste geral anual (RGA) dos servidores efetivos do Legislativo Municipal e a criação de treze (13) novos cargos comissionados.
A vereadora Bianca Freitas manifestou preocupação com a ampliação do quadro de comissionados, argumentando que o contexto econômico, social e político do município e do país requer prudência na gestão dos recursos públicos.
Durante a votação, treze (13) vereadores foram favoráveis à aprovação do projeto, seis (6) deles manifestaram apoio ao reajuste dos servidores (RGA) mas discordaram da criação dos novos cargos. Apesar da tentativa de desmembramento da matéria para votação separada dos temas, a maioria simples de oito (8) vereadores aprovou que o projeto não fosse desmembrado mantendo o texto unificado.
Em entrevista ao portal Nosso Araguaia, Bianca Freitas ressaltou que “o duodécimo repassado pela Prefeitura ao Legislativo, quando não utilizado, é devolvido ao município para investimentos em diversas áreas. Com a criação desses 13 cargos em comissão na câmara, estima-se que aproximadamente R$ 2,7 milhões deixarão de ser retornados ao Poder Executivo Municipal ao final do ano”, destacou a vereadora.
O Projeto de Lei foi aprovado com 13 votos favoráveis, enquanto a vereadora Bianca foi contrária. O texto segue agora para sanção.