Redação: Na tarde desta sexta-feira (24), o vereador Allan Construtor (PODE) recebeu em seu gabinete a visita de moradores do assentamento Passa Vinte.
O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) anunciou a liberação de terras para 270 famílias. No entanto, informações preliminares apontam que, de acordo com dados obtidos, pelo menos 253 dessas famílias não residem de fato no assentamento, com muitas delas vivendo na zona urbana de Barra do Garças e trabalhando no comércio local com carteira assinada.
Além disso, a situação se complica ainda mais devido à inclusão de nomes de pessoas falecidas na lista de beneficiários aprovados.
Para os moradores acampados no assentamento Passa Vinte, a regularização fundiária representa uma necessidade urgente para melhorar as condições de vida e garantir a segurança jurídica sobre as terras que ocupam.
A defesa dos acampados apresentou a demanda ao MPF.
Veja a nota da defesa das 17 famílias:
Hoje foi dia de representar as famílias do acampamento Passa Vinte, que foram prejudicadas pelo INCRA após irregularidades na distribuição de lotes a diversas pessoas que não fazem jus ao direito, por diversos motivos. Foi realizada a denúncia coletiva ao MPF, demanda também repassada à PF, além da visita à Procuradoria do Município de Barra do Garças, onde eles estarão acompanhando a demanda. Fomos também até o gabinete do vereador Arlan Construtor, que já está tomando as providências necessárias.
.