Velório do pioneiro Protógenes Victor de Oliveira, pai de Isac Victor, acontece nesta sexta-feira em Aragarças (07/02)

Velório do pioneiro Protógenes Victor de Oliveira, pai de Isac Victor, acontece nesta sexta-feira em Aragarças (07/02)

PUBLICIDADE

WhatsApp Image 2025-02-05 at 22.24.48

Faleceu de causa natural, na capital São Luiz-MA, o pioneiro e ex-vereador, Protógenes Victor de Oliveira, o Toginho.

Seu corpo será velado no período da manhã desta sexta-feira (7) no Plenário da Câmara Municipal de Aragarças-GO.

Em 07 de fevereiro de 1933, nascia em Santa Maria da Vitoria, cidade interiorana do Estado da Bahia , o segundo filho, dentre os doze que houveram, resultantes da união do casal Melquiades Victor de Oliveira e Jana Rodrigues de Oliveir, ao qual, em homenagem a um grande Almirante da Marinha Brasileira, deram-lhe o do de PROTÓGENES VICTOR DE OLIVEIRA. Em plena infância ,viu-se obrigado a deixar sua terra natal para acompanhar seus pais que, por razões de perseguição politica, foram obrigados a transferirem residencia, quando, no ano de 1940, aportava no estado de Mato Grosso e, em 1945, atravessaram o rio Araguaia, e no vizinho estado de Goiás, estabeleceram residencia no pequeno distrito de Aragarças, então município de Baliza-GO.

Em razão das circunstâncias em que se encontrava e da sua numerosa familia, naquele mesmo ano de 1945, com apenas 12 anos de idade , iniciava exatamente , no dia 24 de agosto daquele ano, suas atividades profissionais como empregado da Fundação Brasil Central naquele distrito, exercendo, sem escolha e com bastante arrojo e tenacidade ao longo do periodo que lá esteve, as mais diversas atividades que lhe eram atribuidas, tais como secretário de almoxarifado, pedreiro, pintor, chefe de lubrificação, e até mesmo mestre de obras. Em 1952, trabalhou na construção do Hospital Regional, hoje Municipal, Getúlio Vargas e em 1954 na construção da Igreja São Judas Tadeu de Aragarças-GO. Em 1961 desempenhou funções de chefe de lubrificação de maquinas, durante a recuperação da estrada que liga Aragarças em Goiás, em Xavantina em Mato Grosso e nos anos de 1961e 1962, como mestre de obras, auxiliou na construção da agência do Banco do Brasil de Caipônia-GO.

Em 27 de março de 1965, com 32 anos de idade, casou-se com Maria de Lourdes Dantas de Oliveira , de cuja união geraram quatro filhos: em 1966 José Isac Victor de Oliveira, hoje servidor publico estadual e ex-vereador com quatro mandatos na cidade de Aragarças, em 196, Leda Victor de Oliveira, em 1968, Nádia Dantas Victor de Oliveira em 1974, Fabio Dantas Victor de Oliveira . Em 1966, trabalhou na construção da Igreja Bom Jesus da Lapa , padroeiro de Aragarças-GO. Em razão das dificuldades que teve enfrentar , ao longo de sua vida, somente em 1973, já com 40 anos de idade, pode concluir seu curso primária, na Escola Estadual Merceses Zétola de Aragarças-GO. Em 1977, concluiu o curso ginasial, na Escola Estadual 31 de Março de Aragarças-GO e, vencendo todas as adversidades que encontrava pela frente, concluiu em 1995, no Centro Educacional do STI, em Goiânia-GO , o seu 2º Grau.

Iniciou suas atividades politicas em 1974, aos 41 anos de idade, ao fundar juntamente com alguns correligionários , o MDB ( Movimento Democratico Brasileiro) de Aragarças-GO, quando fora eleito suplente de delegado do Diretório Municipal, em 1976, foi eleito vereador de Aragarças-GO, para o exercicio legislativo de 1977 a 1982, em 1983, foi eleito, pela primeira vez, Presidente do Diretório Municipal do MDB, para o período de 1983 a 1985, recebeu os Titulos de Cidadão Aragarcense , em 1984 e de Presidente de Honra do PMDB, em 1989, em 2001, foi elito pela 7ª vez, como Presidente do Diretório Municipal do PMDB, para o periodo de 2001, a 2003, em 2002 foi, mais uma vez, homenageado pelo Poder Legislativo Municipal de Aragarças-GO, que denominou a Escola Agricola do Municipio de “Centro Municipal de Ensino Fundamental Protógenes Victor de Oliveira”.

Todos as homenagens recebidas por “Toginho” foram frutos do reconhecimento pelos bons serviços prestados ao município e à comunidade aragarcense, destacando-se pelas mais diversas obras sociais conquistadas, através de gestões junto ao Governo do Estado de Goiás, ao longo de sua vida pública.

Fonte: Mais Araguaia/ Claudio Vieira

PUBLICIDADE

nosso araguaia

Fique sempre bem informado!

Fique por dentro de tudo!

Inscreva-se e receba nossas notícias sempre atualizadas

Desenvolvido por