Um documentário produzido em três meses de filmagens já tem mais de meio milhão de visualizações, mostrando ao público que a pequena cidade de Palmelo nasceu do Centro Espírita Luz da Verdade. O município se formou em torno do centro que há quase cem anos já atendia pessoas em busca de tratamentos espirituais, como acontece até hoje. É essa a história evidenciada no documentário “Palmelo, a Cidade Espírita”, disponível pelo YouTube, com duração de 45 minutos.
A casa espírita foi fundada há 95 anos, em fevereiro de 1929, e foi lançada como “marco da paz em 27 de setembro do mesmo ano”, conta o atual presidente, Barsanulfo Zarur. Em razão disso, a cidade tem o “codinome” de Cidade da Paz. Já a transformação em município, só veio com a emancipação, 24 anos depois, em 13 de novembro de 1953.
Além da peculiaridade de ter surgido depois, e por causa do centro espírita, o nome da cidade também chama a atenção. Conta Zarur que a região escolhida para a construção do centro ficava em uma fazenda que no tempo do Brasil Império era uma sesmaria doada ao Barão de Palmela, dando origem depois ao nome Palmelo.