Um homem de 44 anos foi preso na terça-feira (11), após dar socos em uma menina de 13 anos, que teria tido desavenças com sua filha na escola. O caso aconteceu na Escola Estadual Jardim Araguaia, em Barra do Garças (509 km a leste de Cuiabá).
Conforme o boletim de ocorrências, a filha do suspeito relatou aos policiais que no dia anterior, durante aula de ciências, os alunos tiveram um desentendimento e após diversas solicitações para abaixar a cabeça, começaram a chamá-la de “filha de rato, praga”, e que os xingamentos permaneceram por toda a aula.
Ao chegar em casa, a menor contou o que havia acontecido ao pai e este garantiu à filha que resolveria o caso no dia seguinte.
Durante a manhã de terça, ao deixar a menor na escola, o homem entrou na sala e questionou os alunos que estavam na frente da sala sobre o que havia acontecido no dia anterior e eles confirmaram a chacota com a garota. Um dos estudantes foi insultado pelo adulto.
Outros alunos interferiram e pediram desculpas, resolvendo o caso por ali. Mas quando a menor de 13 anos chegou a sala, ele foi até ela e a questionou sobre o ocorrido, em resposta, a menor retrucou o homem. Neste momento, ele desferiu 5 socos no rosto e pescoço na menor. Devido à violência, ela desmaiou.
Ao ser informada, a coordenadora foi até a sala, separou os estudantes do suspeito e chamou a polícia.
Aos policiais, ele negou que desferiu socos na menor, mas confirmou que a xingou e empurrou. Ele foi conduzido à delegacia.
As vítimas e a testemunha também foram até a delegacia, na presença de seus pais para prestar esclarecimentos.
Nota da Secretaria Municipal de Educação
A Prefeitura de Barra do Garças vem a público esclarecer sobre o incidente isolado de agressão registrado em uma escola do município, na última terça-feira (11), quando o pai de uma aluna, que alega ter sofrido bullying, agrediu uma adolescente.
Após o fato, a equipe gestora da unidade escolar agiu prontamente, acionando a Polícia Militar a fim de garantir que as medidas legais fossem tomadas. O agressor foi levado à delegacia pela polícia, e o caso foi devidamente registrado pelas autoridades competentes. A situação está sendo investigada, para que as ações cabíveis sejam adotadas.
De imediato, sob orientação da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer, a equipe gestora também tomou algumas providências para lidar com a situação. Dentre elas, haverá apoio psicológico aos alunos envolvidos no fato. Para garantir um ambiente mais seguro e acolhedor, os alunos poderão entrar para as salas de aulas 15 minutos antes do horário regular.
Além disso, pais e/ou responsáveis não terão mais acesso ao interior da escola durante o período destinado a entrada dos alunos. Também vale ressaltar que todos os envolvidos no incidente foram devidamente ouvidos. Outras providências também estão sendo discutidas entre os profissionais da Educação.
A Prefeitura de Barra do Garças repudia veementemente qualquer forma de violência, seja no ambiente escolar ou fora dele, e expressa solidariedade aos estudantes, às famílias e aos profissionais envolvidos. A gestão municipal reafirma seu compromisso em adotar todas as medidas necessárias para que situações como essa não se repitam e continua empenhada na construção de um ambiente escolar seguro, respeitoso e acolhedor para todos.
Secom-BG