Redação
No final do ano passsado, o Poder Executivo Municipal de Barra do Garças passou por uma ampla reforma administrativa, que resultou na fusão de diversas secretarias para otimizar a gestão e os recursos do município. A Lei Complementar nº 383/2024 reduziu o número de secretarias de 23 para 12, o que incluiu a unificação das Secretarias de Cultura e Turismo.
Graças a uma intensa mobilização da classe artística e dos parlamentares municipais, bem como ao apoio decisivo do deputado estadual Beto Dois a Um, a Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, o desmembramento da Secretaria de Cultura e Turismo. Com essa medida, foi aprovada nesta segunda-feira (17) a criação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de Barra do Garças, um avanço significativo para a valorização da produção cultural local.
Vereadores
A articulação para a criação dessa nova secretaria contou com o engajamento fundamental dos vereadores, dos artistas e do presidente da Câmara professor Alex Matos. No entanto, é imprescindível destacar o papel do deputado Beto Dois a Um, que sempre demonstrou comprometimento com a causa cultural de Barra do Garças.
Após a lei ser sancionada pelo prefeito Dr. Adilson Gonçalves, o próximo passo será a nomeação do novo secretário de Cultura de Barra do Garças. A expectativa é que esse novo órgão atue com foco no incentivo à economia criativa, promovendo e fortalecendo a identidade artística do município.