Por Vander Araújo – Portal Araguaia do Povo
A falta de transporte escolar na zona rural de Torixoréu tem gerado grandes dificuldades para as famílias desde o início deste ano letivo.
De acordo com denúncias de pais e responsáveis, os alunos da zona rural em Torixoréu estão há mais de duas semanas sem frequentar as aulas por conta da ausência do transporte, essencial para que as crianças possam chegar até a escola.
Em relatos ao Portal Araguaia do Povo, famílias explicaram que, para garantir que seus filhos possam estudar, muitos são obrigados a percorrer até quatro quilômetros de madrugada até uma linha mestra na estrada, onde deixam as crianças, que seguem o caminho até o ponto de ônibus.
A situação tem gerado grande preocupação entre os pais, pois, além da dificuldade do trajeto, muitos temem deixar os filhos sozinhos em um local deserto e sem segurança.“O caminho é muito perigoso, e a gente tem medo de deixar as crianças sozinhas. Elas têm que sair de madrugada para conseguir pegar o transporte na linha mestra. Esse descaso com a educação é revoltante. As crianças precisam estudar, mas a gente não tem nem como levá-las”, desabafou uma das mães, que prefere não ser identificada por medo de represálias.
Até o momento, o prefeito e os responsáveis pela gestão municipal de Torixoréu não se pronunciaram oficialmente sobre a situação, que já dura mais de duas semanas e afeta dezenas de estudantes da zona rural.
Vídeo