A Polícia Civil de Goiás (PCGO), por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Rurais (DERCR), com apoio operacional do Grupo Especial de Investigações Criminais de Iporá – 20ª DRP, deflagrou, nesta quarta-feira (14), em Baliza/GO, a Operação Silêncio Rural para cumprir três mandados de busca e apreensão domiciliar visando desarticular esquema de furto de semoventes, abate clandestino e comercialização irregular de carne bovina no município. A ação ocorreu após o surgimento de indícios robustos que apontavam para a atuação de um grupo organizado, o qual, além da subtração de animais, utilizaria práticas de intimidação para silenciar vítimas e testemunhas.
A investigação teve início após o registro de desaparecimento de três vacas de uma fazenda da cidade, em julho de 2024. A vítima procurou a PCGO em Aragarças/GO, relatando, além do sumiço do gado, ter sido ameaçada por um empregado de um comerciante local, supostamente envolvido no esquema.
A ameaça foi feita após a vítima começar a questionar o desaparecimento dos animais e levantar suspeitas sobre o envolvimento de pessoas conhecidas da comunidade local.
Segundo o relato, o autor da ameaça afirmou pertencer a uma facção criminosa e teria mencionado dados pessoais sensíveis da vítima, como o endereço residencial e o local de estudo dos filhos, em uma tentativa clara de intimidação. Essa conduta intimidatória tinha como propósito dissuadir a vítima de prosseguir com denúncias ou de colaborar com a Polícia.
Com base nas diligências e testemunhos colhidos, o inquérito aponta para a participação de indivíduos ligados ao comércio local, havendo suspeita da utilização de instalações privadas para o abate ilegal.
O mandados de busca e apreensão foram cumpridos com o objetivo de apreender dispositivos e materiais que possam confirmar a prática dos delitos investigados.
Fonte: PCGO