Secom-BG
A Feira da Agricultura Familiar e do Turismo Rural (FEAFTUR) foi aberta oficialmente, nesta quinta-feira (7), com discussões e palestras sobre o trabalho no campo na região de Barra do Garças. Ao longo do dia, as atividades se concentram no Centro de Cultura Valdon Varjão e, à noite, a partir das 18h, inicia a comercialização de produtos no estacionamento do Porto do Baé, ao lado da Arena.
A cerimônia de abertura contou com a presença do prefeito de Barra do Garças, Dr. Adilson Gonçalves, vereadores e de outras autoridades públicas da região do Araguaia. Também estiveram presentes representantes da Empaer, autoridades do governo do estado e da assembleia legislativa.
Com 50 expositores rurais da região, a feira busca valorizar os pequenos produtores e artistas locais. Além de produtos do campo da agricultura familiar, haverá ainda comercialização de artesanato e praça de alimentação.
A feira ocorre a partir desta quinta e se estende até domingo (10), no estacionamento do Porto do Baé.
Já aqueles que visitarem o Centro de Cultura Valdon Varjão nesta quinta e sexta-feira (8) vão acompanhar o Fórum da Cadeia de Valor da Agricultura Familiar e Turismo Rural do Portal do Araguaia e Médio Araguaia . Paralelo ao evento, também ocorre o 1º Encontro dos Conselhos de Alimentação Escolar da Região do Vale do Araguaia. Os eventos ocorrem das 8h às 18h.
O fórum está debatendo a disposição de tecnologias para a melhora da agricultura familiar, além de outros assuntos como o papel da mulher e do jovem no campo, o crédito rural e programas do governo para o incentivo desse segmento.
Já o encontro discute o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A iniciativa do governo leva em conta a destinação de 30% dos recursos do programa em compra de produtos da agricultura familiar para a merenda escolar dos estudantes.
“Estamos iniciando uma discussão muito importante que é o impacto econômico e social dos pequenos produtores, da agricultura familiar, em toda a nossa região”, destacou o prefeito, Dr. Adilson.
“Hoje e amanhã teremos aqui momentos de troca de experiências, debates de ideias e muito conhecimento técnico com os profissionais capacitados que vieram prestigiar o evento. E a partir das 18h, vamos poder comprar os alimentos oriundos da nossa terra que serão expostos em quatro dias de feira”, afirmou.






