adilson

O Instituto ouviu 500 eleitores do município, entre 7 e 8 de agosto de 2025

Semana 7

A gestão do prefeito Dr. Adilson Gonçalves, de Barra do Garças, foi aprovada por 73,2% dos entrevistados, na pesquisa do Instituto Meta, realizada na última semana. O reconhecimento no primeiro ano do segundo mandato pode ser resultado de melhorias no município, como a obra no hospital municipal e investimentos na urbanização.

O Instituto Meta entrevistou 500 pessoas entre os dias 7 e 8 de agosto, em 29 bairros da cidade. Perguntados sobre a administração do Dr. Adilson, 73,2% dos entrevistados (366 pessoas) responderam que aprovam. Apenas 26,8% (134) disseram desaprovar a administração.

O resultado mostra o reconhecimento da população em relação ao primeiro mandato do prefeito (2021-2024), que o reelegeu com 69,61% de votos, no ano passado. Também pode ser efeito da opinião pública sobre os sete primeiros meses do segundo mandato (2025-2028), marcado pela continuidade de obras importantes e lançamento de novos investimentos.

Uma das obras mais importantes do primeiro mandato, que está em finalização no segundo, é a reforma do Hospital Municipal Milton Pessoa Morbeck. A unidade estava em elevado grau de deterioração, com problemas de infiltração em todas as alas, danos na rede elétrica e pontos de esgoto a céu aberto, quando a gestão Adilson foi iniciada, em 2021.

Com os reparos emergenciais durante a pandemia da Covid-19 e os avanços da reforma definitiva, iniciada em 2023, a unidade foi completamente transformada e ainda ganhou equipamentos novos e tecnológicos.

Na educação, o município saltou rapidamente na avaliação do IDEB, no que se refere ao desempenho dos alunos das séries iniciais do ensino fundamental. Barra do Garças saiu da 40ª posição, em 2021, para a 12ª, em 2023, ficando entre os municípios de Mato Grosso mais bem pontuados na categoria.

Obras como a reforma do antigo prédio da escola Dom Bosco e a creche no bairro Solar Ville estão entre as entregues no primeiro mandato. Neste, a população espera a finalização da escola Dom José Selva, da escola indígena Dom Felippo Rinaldi, além do início das obras de novas unidades, já anunciadas.

A gestão Adilson também foi marcada por resolução de problemas antigos. Os alagamentos na Avenida Amazonas eram recorrentes e a administração anterior, do ex-prefeito Roberto Farias, não conseguiu finalizar o sistema de drenagem para pôr fim ao problema. Ao assumir a prefeitura, Dr. Adilson concluiu a drenagem e, agora, executa uma obra de urbanização da avenida, que ganhará paisagismo, pista de caminhada e ciclofaixa.

A cidade também está às vésperas de inaugurar o Residencial Carvalho I, II e III, um conjunto habitacional de mais de 1.400 casas populares, que será entregue em novembro. Após mais de 10 anos paralisada, a construção da obra financiada pelo Governo Federal, foi retomada em 2023, resultado de uma intensa articulação política da prefeitura e do Governo de Mato Grosso em Brasília.