WhatsApp Image 2025-09-02 at 06.55.04 (1)

Adolescentes de 15 a 19 anos que não receberam o imunizante devem procurar a UBS mais próxima de segunda a sexta, das 07h às 11h e das 13h às 17h

Secom-BG

A Prefeitura de Barra do Garças, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou nesta manhã (01), a campanha de Resgate dos Não Vacinados Contra HPV, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. A campanha é voltada para a faixa etária de 15 a 19 anos e se estende até o mês de outubro.

O jovem deve comparecer na UBS mais próxima de segunda a sexta, das 07h às 11h e das 13h às 17h, exceto na UBS Recanto das Acácias, portando o cartão de vacina, nos meses de setembro e outubro. Além disso, há atendimento noturno nas UBS’s Santo Antônio III e São José, das 17h às 23h59.

A campanha também inclui atividades em escolas de ensino fundamental e médio, instituições de ensino superior, igrejas (grupo de jovens) e no shopping.

A iniciativa é um trabalho do Ministério da Saúde e tem como principal objetivo resgatar adolescentes que perderam a oportunidade de se vacinarem na faixa etária indicada. Segundo o órgão, estima-se que 7 milhões de jovens não são vacinados contra o papilomavírus humano (HPV), na faixa etária dos 15 aos 19 anos, em todo o Brasil.

No país, a vacinação de rotina contra o HPV é oferecida pelo SUS para meninas e meninos de 9 a 14 anos e para grupos especiais como pessoas que vivem com HIV, transplantados de órgãos sólidos, de medula óssea ou pacientes oncológicos na faixa etária de 9 a 45 anos. Também são contemplados vítimas de abuso sexual, usuários de profiláxia pré-exposição e pacientes portadores da papilomatose respiratória recorrente.

O imunizante ajuda a prevenir infecções HPV, que estão associadas ao risco de doenças como câncer de colo do útero, vulva, pênis, anus, orofaringe e verrugas genitais.