WhatsApp Image 2025-09-05 at 14.59.14

Prefeitura de Barra do Garças, em parceria com o Governo do Estado e instituições, busca conter incêndio de grandes proporções no Parque Estadual da Serra Azul

Secom – BG

O Parque Estadual da Serra Azul, em Barra do Garças, enfrenta um momento crítico desde a madrugada de quinta-feira (4/9), quando teve início um incêndio de grandes proporções. Para reforçar o combate às chamas, a Prefeitura de Barra do Garças solicitou apoio junto ao Governo do Estado, que enviou três aeronaves para combater o fogo na região. A primeira aeronave chegou no final da tarde de quinta-feira (4/9) e foi direcionada à Serra Azul, enquanto a segunda, adaptada para o combate de incêndios, chegou na manhã de sexta-feira (5/9). Uma terceira aeronave também está na região, com a missão de atuar em áreas críticas.

Além disso, uma equipe de especialistas em combate a incêndios está a caminho de Barra do Garças para somar esforços e garantir maior eficiência no controle dos focos de fogo. O 58º Batalhão de Infantaria Motorizada também está empenhado nas ações de combate aos focos de incêndio, dando suporte às equipes do Corpo de Bombeiros e brigadistas. As aeronaves têm a capacidade de lançar grandes volumes de água em áreas de difícil acesso, sendo essenciais para acelerar o trabalho das equipes em solo.

O prefeito Dr. Adilson Gonçalves esteve no aeroporto de Barra do Garças ao lado do tenente-coronel Neto, do Corpo de Bombeiros, para acompanhar os trabalhos. Na ocasião, o gestor municipal destacou o esforço conjunto e agradeceu a parceria: “Quero agradecer ao governador Mauro Mendes, ao secretário de Segurança Pública, coronel Roveri, ao coronel Gledson e à Defesa Civil, por mobilizarem efetivo e aeronave para nos auxiliar. Esse é um momento em que percebemos, na prática, como a união entre governo estadual, municipal, forças de segurança e sociedade civil faz toda a diferença. Somente com esse esforço conjunto é possível enfrentar uma situação tão grave como essa e proteger nosso patrimônio natural”, afirmou.

O tenente-coronel Neto reforçou a importância do reforço aéreo: “Estamos utilizando essa aeronave no combate ao incêndio do Parque Estadual da Serra Azul. [..] Com certeza, hoje vamos tentar apagar e deliberar essas chamas”.

Em razão da gravidade da situação, o Parque Estadual da Serra Azul permanece fechado para visitação por tempo indeterminado.