Atualmente, o projeto está realizando ajustes na estrutura, compra de mobília e contratação de pessoal; a expectativa é abrir o espaço nos próximos meses
Secom-BG
O padre Cristiano Ribeiro Dias esclareceu que o Lar dos Idosos ainda passa por ajustes, antes de iniciar oficialmente o funcionamento. Durante coletiva de imprensa, nesta quinta-feira (19), o padre confirmou que o foco do projeto atualmente são ajustes na estrutura física do espaço, o processo de compra de mobília e a contratação de pessoal.
A estrutura física do Lar dos Idosos foi inaugurada em setembro de 2025, no aniversário de Barra do Garças. Mas para que o local possa receber idosos, com atenção especializada, conforto e segurança, ainda são necessárias algumas etapas, que envolvem reparos prediais e investimentos.
Segundo o padre Cristiano, que é idealizador do projeto, a associação criada para gerenciar o Lar está mobilizada na estruturação do saneamento básico. A mobília do local também está em processo de licitação, com alguns itens já sendo entregues e instalados.
Outra etapa em andamento é a contratação de pessoal qualificado. De acordo com o padre, serão necessários cerca de 48 funcionários, entre profissionais especializados em saúde e trabalhadores da área de atendimento, manutenção e limpeza.
“Para que possamos abrir o Lar dos Idosos com qualidade e com segurança, precisamos atender a essas demandas. Os andamentos estão tramitando normalmente, com o Poder Público e os demais parceiros empenhados para superar todos os desafios”, destacou o padre Cristino.
Segundo ele, a expectativa é que o local seja oficialmente aberto e comece a receber idosos ainda no primeiro semestre de 2026.
Durante o final de semana de Carnaval, o espaço recebeu um retiro religioso, que gerou especulações sobre a finalidade da estrutura. De acordo com o padre Cristiano, a solicitação do espaço para realizar o evento foi acolhida, com o objetivo de testar a estrutura e aproximar a juventude do Lar dos Idosos.
“Além de participar do retiro, eles vieram fazer uma ação social também. Eles limparam o espaço, roçaram, transportaram móveis, trouxeram alimentos e produtos de limpeza para deixar no Lar. Passaram três dias aqui trabalhando pelo projeto, na manutenção do local”, afirmou o padre.
O religioso disse que a ideia é incentivar esse tipo de campanha com a juventude, para arrecadar doações e desenvolver projetos sociais junto ao Lar dos Idosos.


