O juiz Ivan Lúcio Amarante, da comarca de Vila Rica, da Comarca de Vila Rica, foi afastado do cargo na sexta-feira (11) por decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O magistrado é suspeito de envolvimento em esquema de venda de sentenças relacionados e relação com a morte do advogado Roberto Zampieri.
Este é o terceiro magistrado afastado pelo CNJ com base em indícios de fraude que culminaram no assassinato do advogado, em dezembro de 2023, em Cuiabá. O processo tramita em segredo de Justiça e fontes confirmaram o afastamento do magistrado que está há 10 anos na mesma comarca. Situação incomum, pois a grande maioria dos juízes almeja serem transferidos para a Capital.
Em junho de 2023, o CNJ passou a investigar o magistrado devido a decisões “atípicas” em ações referentes a conflitos agrários na região. Em agosto deste ano, os desembargadores João Ferreira e Sebastião Moraes, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), também foram afastados do cargo por suspeita de envolvimento em um esquema de venda de sentença.
Fonte: Folha Max