Bomba: AIJE vai analisar uso da máquina pública nas eleições 2024 na região Araguaia

Bomba: AIJE vai analisar uso da máquina pública nas eleições 2024 na região Araguaia

PUBLICIDADE

unnamed (1)

Ricardo Rogers/ DRT 1607-MT

Atualmente, pelo menos três ações de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) tramitam nas zonas eleitorais da região, sendo uma ação protocolada em Aragarças-GO na 35º Zona Eleitoral. A AIJE é um mecanismo previsto na legislação brasileira para garantir a lisura e integridade do processo eleitoral, investigando condutas que possam comprometer a igualdade de oportunidades entre os candidatos, especialmente o uso indevido da máquina pública.

O que é isso?

AIJE é uma ação na justiça que visa investigar abusos e irregularidades durante o processo eleitoral, especialmente relacionados ao uso da estrutura pública para favorecer candidaturas.

A legislação eleitoral determina que a administração pública deve agir com impessoalidade e imparcialidade durante o processo eleitoral.

Essa imparcialidade é essencial para que a disputa eleitoral ocorra de forma justa, sem vantagens indevidas para quem está no poder.

O uso de Comunicação Pública durante as eleições.

O uso das comunicações públicas e da máquina pública em si durante uma campanha eleitoral pode afetar profundamente o equilíbrio e a equidade do processo eleitoral. As regras eleitorais no Brasil são rígidas em relação à utilização de recursos públicos, justamente para evitar que agentes políticos em cargos públicos utilizem a estrutura da gestão para obter vantagens em relação a outros candidatos.

Consequências

Julgada procedente, ainda que após a proclamação dos eleitos, o órgão competente declarará a inelegibilidade do representado e daqueles que tenham contribuído para a prática do ato, com a aplicação da sanção de inelegibilidade para as eleições a se realizarem nos oito anos seguintes ao pleito no qual ocorreu o fato. Além disso, está prevista a cassação do registro ou diploma do candidato diretamente beneficiado.

Inelegibilidade: Os responsáveis pela prática do ato, assim como aqueles que contribuíram para a irregularidade, podem ser declarados inelegíveis para as próximas eleições, com duração de oito anos a partir do pleito em que ocorreu o ato ilícito.

Cassação de Mandato: Pode ocorrer a cassação do registro ou diploma do candidato beneficiado diretamente pelos atos irregulares, mesmo que já tenha sido proclamado eleito.

Ação Penal: Os autos podem ser encaminhados ao Ministério Público Eleitoral para que sejam tomadas medidas disciplinares ou mesmo instaurada uma ação penal, se necessário.

Nas eleições municipais, a Aije é de competência do juiz eleitoral.

PUBLICIDADE

Short Feminino Social Com CINTO e BOLSOS Cintura Alta PROMOÇÃO P ao GG
Calça Pantalona Feminina Cintura Alta Com Bolso Tecido Duna
Short Feminino Alfaiataria Social com Cinto Cintura Alta PROMOÇÃO
Promoção
Promoção
Promoção
Promoção

nosso araguaia

Fique sempre bem informado!

Fique por dentro de tudo!

Inscreva-se e receba nossas notícias sempre atualizadas

Desenvolvido por
Rolar para cima